Como funcionam as pontuações do Cartola?



As ações dos jogadores em campo são chamadas de Scouts e são elas que geram a pontuação do seu time no Cartola. O futebol é um jogo complexo e várias dúvidas surgem durante as partidas: Quanto vale um gol? Assistência dá muito ponto? Como funciona o bônus de jogo sem sofrer gols? Você pode conferir a resposta para algumas dessas perguntas na tabela abaixo.
Scouts de ataque
·         Gol 8.0 pts
·         Assistência 5.0 pts
·         Finalização na trave 3.0 pts
·         Finalização defendida 1.2 pts
·         Finalização para fora 0.8 pts
·         Falta sofrida 0.5 pts
·         Penalti perdido -4.0 pts
·         Impedimento -0.5 pts
·         Passe errado -0.3 pts
Scouts de defesa
·         Jogo sem sofrer gols 5.0 pts
·         Defesa de pênalti 7.0 pts
·         Defesa difícil *3.0 pts
·         Roubada de bola 1.5 pts
·         Gol contra -5.0 pts
·         Cartão vermelho -5.0 pts
·         Cartão amarelo -2.0 pts
·         Gol sofrido * -2.0 pts
·         Falta cometida -0.5 pts
* scouts exclusivos de goleiro
Pontuações
Mas afinal, o que é cada um desses scouts? Confira abaixo:
Assistência: É o último passe ou toque na bola - com ou sem intenção - antes de sua chegada ao autor do gol, mesmo que em seu caminho ela sofra um leve desvio de um adversário, que não altere significativamente a sua direção. 

Roubada de bola: É considerada quando um jogador toma a bola de um adversário e a mesma permanece em posse de sua equipe. Também configura roubada de bola a interceptação de um passe certo, isto é, que chegaria a um adversário não fosse a ação do jogador em questão.
Passe errado: É computado quando um jogador passa ou lança a bola fora do alcance de um companheiro ou diretamente para um adversário. Cobranças de falta e escanteio também podem configurar passe errado.
Defesa de pênalti: Ocorre quando o goleiro efetivamente defende uma cobrança de pênalti. Cobranças diretamente na trave ou para fora não configuram defesa de pênalti.
* O técnico do time tem como pontuação a média de pontos feitos pelo seu clube.
* O Capitão Chevrolet do time sempre pontuará em dobro, mesmo que sua pontuação seja negativa.
* Os scouts de ataque só valem para a frente ofensiva do seu time e os scouts de defesa para a frente defensiva - veja posições e esquemas táticos.
Patrimônio
Você começa o game com C$100 (cem cartoletas) e, com esse dinheiro, você pode escalar os atletas do mercado para o seu time. O valor total do seu time - a soma do valor de cada jogador escalado - junto à quantidade de dinheiro que você ainda tem guardada é o seu patrimônio total. É com esse patrimônio que você compete para ser o mais rico do jogo nas suas ligas pessoais e na liga do patrimônio.
Cartoletas
A moeda oficial do Cartola FC é a Cartoleta (C$). As Cartoletas que você junta são utilizadas para escalar os atletas do seu time. Todo cartoleiro começa a primeira rodada com 100 Cartoletas e a cada rodada tem a chance de ganhá-las ou o risco de perdê-las através da valorização ou desvalorização dos jogadores escalados no seu time.
Valorização
A valorização de um jogador leva em consideração a sua pontuação da rodada, a média de pontuação dele ao longo do campeonato e a média de preços ao longo do campeonato, em relação à performance dos outros jogadores no mercado e a quantidade de cartoletas em circulação. Quando um jogador valoriza, isso significa que o seu valor aumentou. O contrário acontece quando ele desvaloriza.
É dessa forma que ocorre a variação no preço dos jogadores e no patrimônio dos cartoleiros.


Dados do site Cartola

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