Como funcionam as pontuações do Cartola?
As ações dos
jogadores em campo são chamadas de Scouts e são elas que geram a pontuação do
seu time no Cartola. O futebol é um jogo complexo e várias dúvidas surgem
durante as partidas: Quanto vale um gol? Assistência dá muito ponto? Como
funciona o bônus de jogo sem sofrer gols? Você pode conferir a resposta para
algumas dessas perguntas na tabela abaixo.
Scouts de ataque
·
Gol 8.0 pts
·
Assistência 5.0
pts
·
Finalização na trave 3.0
pts
·
Finalização defendida 1.2
pts
·
Finalização para fora 0.8
pts
·
Falta sofrida 0.5
pts
·
Penalti perdido -4.0
pts
·
Impedimento -0.5
pts
·
Passe errado -0.3
pts
Scouts de defesa
·
Jogo sem sofrer gols 5.0
pts
·
Defesa de pênalti 7.0
pts
·
Defesa difícil *3.0
pts
·
Roubada de bola 1.5
pts
·
Gol contra -5.0
pts
·
Cartão vermelho -5.0
pts
·
Cartão amarelo -2.0
pts
·
Gol sofrido * -2.0
pts
·
Falta cometida -0.5
pts
* scouts exclusivos de goleiro
Pontuações
Mas afinal, o que é cada um desses
scouts? Confira abaixo:
Assistência: É o último passe ou toque na bola - com ou
sem intenção - antes de sua chegada ao autor do gol, mesmo que em seu caminho
ela sofra um leve desvio de um adversário, que não altere significativamente a
sua direção.
Roubada de bola: É considerada quando um jogador toma a bola
de um adversário e a mesma permanece em posse de sua equipe. Também configura
roubada de bola a interceptação de um passe certo, isto é, que chegaria a um
adversário não fosse a ação do jogador em questão.
Passe errado: É computado quando um jogador passa ou lança
a bola fora do alcance de um companheiro ou diretamente para um adversário.
Cobranças de falta e escanteio também podem configurar passe errado.
Defesa de pênalti: Ocorre quando o goleiro efetivamente defende
uma cobrança de pênalti. Cobranças diretamente na trave ou para fora não
configuram defesa de pênalti.
* O técnico do time tem como
pontuação a média de pontos feitos pelo seu clube.
* O Capitão Chevrolet do time sempre pontuará em dobro, mesmo que sua pontuação seja negativa.
* Os scouts de ataque só valem para a frente ofensiva do seu time e os scouts de defesa para a frente defensiva - veja posições e esquemas táticos.
* O Capitão Chevrolet do time sempre pontuará em dobro, mesmo que sua pontuação seja negativa.
* Os scouts de ataque só valem para a frente ofensiva do seu time e os scouts de defesa para a frente defensiva - veja posições e esquemas táticos.
Patrimônio
Você começa o game com C$100
(cem cartoletas)
e, com esse dinheiro, você pode escalar os atletas do mercado para o seu time.
O valor total do seu time - a soma do valor de cada jogador escalado - junto à
quantidade de dinheiro que você ainda tem guardada é o seu patrimônio total. É
com esse patrimônio que você compete para ser o mais rico do jogo nas suas
ligas pessoais e na liga do patrimônio.
Cartoletas
A moeda oficial do Cartola FC é a
Cartoleta (C$). As Cartoletas que você junta são utilizadas para escalar os
atletas do seu time. Todo cartoleiro começa a primeira rodada com 100
Cartoletas e a cada rodada tem a chance de ganhá-las ou o risco de perdê-las
através da valorização ou
desvalorização dos jogadores escalados no seu time.
Valorização
A valorização de um jogador leva em
consideração a sua pontuação da rodada, a média de pontuação dele ao longo do
campeonato e a média de preços ao longo do campeonato, em relação à performance
dos outros jogadores no mercado e a quantidade de cartoletas em circulação.
Quando um jogador valoriza, isso significa que o seu valor aumentou. O
contrário acontece quando ele desvaloriza.
É dessa forma que ocorre a variação
no preço dos jogadores e no patrimônio dos cartoleiros.
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